quinta-feira, 18 de abril de 2013

férias em são paulo ?!

pois é, muita gente fez cara de espanto quando contamos que passaríamos alguns dias de férias na terra da garoa. confesso que eu também fui pensando apenas em comprar na 25 de março. é aquele velho preconceito. eu nem conhecia mas tinha a imagem da selva de pedras, de pessoas estressadas e engarrafamentos quilométricos que a gente tanto ouve falar. aconteceu também com o rio de janeiro. eu achava que lá vivia-se em plena guerra civil, com bala perdida pra todos os lados. e hoje sou completamente apaixonada pela cidade maravilhosa, como todos sabem.
descobrimos uma são paulo encantadora, cheia de opções para todos as idades. a capital financeira do país tem sim vários locais interessantes e que merecem ser conhecidos. ajudou bastante termos ótimos anfitriões, nailane e felipe. nos dias em que não puderam passear conosco, nos deram ótimas dicas.
começamos pelo melhor: parque do ibirapuera. que lugar maravilhoso. um parque enorme, super bem cuidado e cheio de atividades. muitas pessoas caminhando, andando de patins, skate... adorei! alugamos bicicletas para conhecer todo o parque. 5 reais cada. foi muito divertido.





 
saindo do ibirapuera, fomos almoçar na cervejaria santa fé, que tem um cupim maravilhoso. um dos inúmeros bons restaurantes que tem por lá. aliás, em são paulo se come muito bem e não tão caro como imaginei. comparando os preços nos supermercados, as coisas por lá estavam mais baratas que aqui em fortaleza.
a tarde, demos um pulinho no museu do futebol, no estádio pacaembu. uma excelente viagem no tempo e no esporte. interessante até para quem não é muito ligado no assunto. além da história do futebol e dos maiores craques, o museu oferece uma interatividade interessante. dá de dez a zero no museu do boca júnior em buenos aires. custa 6 reais o adulto. o chato foi a extorsão do flanelinha para estacionar o carro no meio da rua: 20 reais.
no dia seguinte fomos visitar o aquário. não gostei. dizem que é o maior da américa latina. só sei que pagamos 40 reais por pessoa (ainda bem que o caio não pagou) para ver um local super mal cuidado, nada moderno e nada interativo. alguns jacarés, alguns peixes e tubarões... mas em alguns casos fiquei foi com pena dos animais. o lobo-marinho parecia abandonado, coitado. não recomendo mesmo.
de lá fomos conhecer o famoso bairro da liberdade. ah, que lugar interessante! e nós fomos no melhor dia, domingo, quando acontece a feirinha de artesanato e comidas típicas japonesas. afe! comi de tudo. uma maravilha!!! pena que não deu pra visitar com calma todas as lojinhas que vendem artigos bonitos e baratos, característicos do oriente, e as várias lojas de mangá. o detalhe mais legal do bairro são os postes vermelhos e a decoração que remete ao japão.

 

a 25 de março era um dos meus objetivos principais na viagem. mas com o caio ficou difícil. acabei não comprando quase nada. só algumas coisinhas de festa e algumas outras besteirinhas de eletrônicos para o lu. esse, definitivamente, não é um lugar para ir com criança. ainda fomos duas vezes porque na segunda-feira o mercado municipal estava fechado, então tivemos que voltar no dia seguinte. 
o mercado é ótimo. no andar de baixo, muitas frutas diferentes, todas fresquinhas, queijos, castanhas, salames... um maravilhoso mercado popular. provamos de tudo e acabamos um pouco enrolados por um dos feirantes que nos empurrou 100 reais em frutas. coisa de turista mané. mas a gente aprendeu. no andar de cima, vários bares lotados. mas não saímos de lá sem provar o tradicional sanduíche de mortadela e o bolinho de bacalhau. não existe lugar melhor para uma paradinha para o lanche. realmente, uma delícia!
 
andamos ainda pela avenida paulista, livraria cultura e alguns outros pontos turísticos famosos... quase sempre de metrô e a pé. achei bem tranquilo. até mesmo no horário de pico, 18 horas, na principal estação da avenida paulista, foi tranquilo. metrô lotado mas todos bem educados, respeitando a fila e as cadeiras de prioridade. não sei se teríamos a mesma impressão morando lá, mas são paulo conquistou minha simpatia. eu voltaria, certamente, e recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário