18/agosto - primeiro dia na escola. tomei café em casa (qualquer coisa que eu mesmo preparei) e fui para a escola usando meu weekly pass. às 8h40 estava marcado o teste para saber em que turma eu ia entrar. são testes de reading, listening e oral. fiquei no communication intermadiate 3. fui muito bem na parte
escrita mas faltou fluência na conversação. meu problema é vocabulário e
acabei ficando onde eu queria e sabia que precisava ficar.
os testes e palestras de boas-vindas levaram a manhã toda. depois fui passear pelo centro da cidade (eu adoro andar) e cheguei até a cn tower. no caminho, comi uma barrinha de cereais que eu tinha na bolsa com um nestea limão. aqui, cometi meu primeiro grande erro: não comprei o city pass para os principais pontos turísticos da cidade e paguei 50 dólares para subir na torre, tirar umas fotos e descer. imaginei que, como não queria ir em todos os lugares incluídos no city pass, conseguiria economizar fazendo os passeios por minha conta. grande engano! o city pass custa 109 dólares e inclui cn tower, royal ontario museum, casa loma, toronto zoo e ontario science centre. você tem 9 dias para usá-lo e, mesmo que você não vá em todas as atrações, vale a pena.
outra opção para quem ainda não estiver convencido de comprar o city pass é comprar cada passeio individual direto com a escola. eles tem preços melhores para os alunos que os praticados diretamente nas bilheterias. no caso do cn tower, você ainda pode optar por almoçar ou jantar no 360restaurant e ter acesso "grátis" à torre.
bom, mas depois de algumas horinhas na cn tower (a fila estava enorme e ainda dei uma enroladinha por lá, afinal, custou 50 dólares), continuei meu passeio pelo centro. a torre fica no coração do downtown e ali perto tem muita coisa legal para conhecer (rogers centre, aquario, front street...). fui caminhando até a union station, uma estação muito bonita, onde se pegam os trens para outras cidades. vale a pena conhecer. de lá, peguei o metrô e depois um ônibus para o lado east, pois queria ir no eglinton town center, um open mall onde eu sabia que tinha uma loja da party city e um walmart. foi uma longa viagem até lá mas foi bom para conhecer um outro lado da cidade, com ruas e prédios mais bonitos que o lado west, na minha opinião. comprei algumas coisas no walmart e voltei para casa. estava exausta.
* gastos do dia: cn tower com skypod (CAD 49,72), nestea (CAD 3,80)
19/agosto - primeiro dia de aula. minha sala era no prédio do michener institute mas
bem próximo do prédio principal da ilsc. começando naquele dia na turma, éramos eu e mais duas
japonesas. a turma era formada em sua maioria por japoneses e
brasileiros, com alguns poucos venezuelanos. cerca de 20 alunos no
total. a professora era canadense mas com pais argentinos.
depois da aula fui ao prédio principal para comprar o passeio da escola para o niagaras falls no sábado, o ingresso para uma festa no hard rock na quarta, além de fazer a reserva de um passeio para uma cervejaria (o ingresso só seria pago na bilheteria mesmo). em seguida, mais uma vez, saí andando pela university avenue mas agora para o lado contrário do dia anterior. passei pelo ROM, pela universidade de toronto, pelo legislative building. e ficava cada vez mais encantada com a cidade, com sua maravilhosa arquitetura, cheia de belas praças e jardins. almocei um sanduíche no tim hortons. depois fui ao bata shoes, o museu do sapato. não sou muito de museus mas entrei nesse porque a atendente fez para mim o preço de estudante só eu falando que estava fazendo intercâmbio. mostrei só o cartãozinho da escola com meu número de estudante. achei interessante! saindo de lá, continuei caminhando pela bloor street, uma rua com muitas lojas de marcas famosas e caras, depois pela yonge street. comprei umas coisas na h&m, uma loja de roupas bem popular em toronto e que eu não conhecia. comprei um short e uma calça jeans com preço muito bom. comprei também umas besteirinhas na dollarama, loja de 1,99 com muita coisa interessante.
* gastos do dia: almoço (CAD 7,90 - tim hortons, sanduiche com café french vanilla e um strudel de morango), entrada da festa no hard rock (CAD 5), passeio niagaras falls (CAD 49)
20/agosto - na caminho para a escola, resolvi comprar um café e sair andando com o copo na mão como fazem os canadenses. depois da aula, almocei num restaurante japanês no eaton centre. conheci a hallmark, uma papelaria ótima com lindas opções de presente. tinha uma linha de produtos mickey retrô maravilhosa. na dundas square, fui na canadian tire, uma loja de departamentos enorme e bem popular no canadá (achei as coisas um pouco caras). voltei para casa cedo porque queria descansar um pouco antes de ir para o hard rock. comi uma pizza que os meninos da casa pediram no delivery do pizza pizza. comi só um pedacinho porque a massa é grossa, meio gordurosa e eles pediram um sabor apimentado. marquei de me encontrar com os colegas de classe as 9h30 na estação dundas mas ninguém chegou na hora marcada. claro, afinal, marquei com brasileiros. fui para o hard rock sozinha mesmo e acabei fazendo amizade com outros brasileiros, um espanhol e um japa que estavam na fila. acabei ficando com essa turma a festa toda, mesmo depois de encontrar os colegas da minha sala. na entrada, uma forte fiscalização da idade dos frequentadores. no geral, a festa foi legal para socializar, praticar o inglês e tals. mas a festa não era exatamente dentro do hard rock, no bar, era num salão reservado. estava mais para festinha de 15 anos e, pior, tocando aquelas musicas brasileiras de mil novecentos e antigamente. saí da festa mais ou menos meia noite e meia (o combinado com minha host mother) e fui sozinha de metrô, que funciona até 1h30. achei tranquilo! poucas pessoas nas ruas e nas estações, mas existem alguns pontos de segurança recomendados para se ficar, onde as câmeras filmam bem e onde tem uns botões para emergências.
*gastos do dia: café (CAD 2,89 - tim hortons), almoço (CAD 18 - um self-service japonês que esqueci o nome), 2 cervejas (CAD 13 - festa no hard rock)
Nenhum comentário:
Postar um comentário