domingo, 13 de outubro de 2013

a idade ideal

participo de um grupo chamado "coisas de mãe" no facebook e, por coincidência, o assunto "viagem para disney" surgiu hoje por lá. assim, resolvi escrever um pouco mais sobre a viagem, respondendo algumas perguntas das mãezinhas do grupo.
para começar, muita gente perguntando sobre a idade ideal para levar a criança. bom, quando eu fui a primeira vez para lá, numa época bem quente (agosto), eu não era casada nem tinha filhos mas pensei: "afe! coitadas dessas crianças, isso aqui não é lugar para elas."era um calor tão grande que nem eu aguentava direito. eu via muitas crianças pequenas, bebês de colo, e achava aquilo uma maldade. além disso, lá não tem tantos brinquedos para as crianças menores. o que tem mais é a parte de ver os personagens, bater fotos com eles, a decoração do parque em si... mas brinquedo mesmo, são poucos em relação ao geral.
alguns anos já se passaram e agora eu fui para a disney com meu filho de menos de 3 anos. vocês podem me perguntar: "mudou de idéia?" não. continuo achando que é melhor esperar um pouco mais para levar as crianças para orlando. não é uma viagem barata que eu possa ir sempre que eu quiser e me dar ao luxo de ir sem me preocupar de aproveitar bastante. mas vou explicar porque eu resolvi fazer a viagem agora, mesmo pensando assim.


primeiro, eu amo aquele lugar e, se pudesse, iria sim todos os anos. acho tudo maravilhoso, vou em todos os brinquedos, e tem sempre uma coisa a mais para conhecer. em segundo lugar, meu marido nunca tinha ido e eu queria muuuuito ir com ele. mas se fossemos só nós 3 (eu, meu marido e meu filho), certamente eu escolheria outro destino agora pois não conseguiríamos aproveitar tanto. sempre teríamos que ficar nos revezando nos brinquedos, tem a questão das compras que é sempre complicado fazer com criança... coisas desse tipo. mas isso é a minha opinião, quero deixar claro. e tem a ver com o meu estilo. eu gosto de curtir tudo e realmente viro criança em orlando.
mas conversando um dia sobre o assunto, minha sogra se prontificou a ir conosco, o que nos daria um pouco mais de liberdade. a tia do meu marido também se empolgou e, de repente, nosso grupo cresceu. de 3 viramos 7. viajamos em 4 adultos e 3 crianças. crianças de 12, 5 e 3 anos.
 

a prima do meu marido, de 12 anos, eu nem preciso dizer que curtiu demais. mas me surpreendi com o garoto de 5 anos. ele curtiu muuuuito. ele é grandinho e conseguiu atingir a altura mínima de vários brinquedos. além disso, é super corajoso e foi em tudo que podia. montanha-russa, simuladores... deu um banho na minha sogra e na irmã dela que faziam vergonha de tanto medo.
já meu filho não curtiu tanto. correu muito, brincou em muita coisa, tirou foto com os personagens... mas não acho que é uma coisa que valha a pena ir só por ele. uma coisa boa, e que pesou bastante também na minha decisão de ir, é que meu filho ainda não tinha 3 anos completos então ele não precisou pagar em nenhum lugar. assim, eu não fiquei tão frustrada dele ter, por exemplo, dormido bem na hora em que o show da shamu começou. compramos um carrinho e ele sempre dormia depois do almoço, ainda nos parques.



bom, mas se você decidir ir, algumas coisas básicas no planejamento podem melhorar a estada das crianças em orlando.
* escolher uma boa época para ir é importante. eu sempre fui no segundo semestre e sempre peguei calor. dessa vez, escolhi final de setembro porque o calor já está diminuindo. mas ainda assim, peguei alguns dias bem abafados por lá. o bom é que os parques já estavam bem mais vazios. mas algumas atrações também ficam mais limitadas. apresentações que costumam ocorrer várias vezes no dia, estavam acontecendo em dois horários, três no máximo. dizem que abril é uma época boa também. porque está mais friozinho e também não é tão lotado. julho nem pensar. calor insuportável e lotação máxima.
* um carrinho é fundamental. já falei sobre isso aqui.
* alimentação é um ponto bem complicado nos eua. eu tenho dificuldades para comer lá. imagina para meu filho. aquela comida horrorosa, gordurosa, condimentada... então eu sempre comprava coisinhas no supermercado (sanduiche, frutas) e levava escondido na mochila. eles revistam tudo e não deixam entrar com nada de alimento. mas eu sempre dava um jeito. minha mochila tem um bolso falso. também dá pra passar com a criança sentada no carrinho em cima da comida. eles não mandam ela levantar, claro! mamadeira eles não implicam não.
* como fizemos não só orlando mas toda a flórida, tivemos alguns dias de praia e descanso. mas mesmo que você vá só para orlando, talvez um dia de intervalo na maratona de parques seja legal. e lá de orlando mesmo, dá para ir ao litoral em um passeio "bate e volta", de um dia.

***

espero ter ajudado. para qualquer informação a mais, é só deixar um comentário que terei o maior prazer em ajudar. aos poucos vou contando mais sobre nosso roteiro. "beijo de mãe", como dizem lá no grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário