segunda-feira, 6 de outubro de 2014

intercâmbio toronto com fugidinha para nyc (parte 3)

15/agosto - embarque no voo GOL em fortaleza as 16h45. conexão em são paulo. saída para atlanta as 23h.

* gastos do dia: lanche no aeroporto de guarulhos (R$ 28,60 - starbucks), travesseiro de pescoço (R$ 59,78 - dutty free)

16/agosto - conexão em atlanta e chegada em toronto por volta de meio dia. eu já tinha contratado o transfer diretamente com a escola. quando cheguei ele ainda não estava me esperando. demorou uns 15 minutos. e na hora de sair do estacionamento, tinha perdido o bilhete. perdemos uns 40 minutos entre procurar o bilhete e ele descobrir como sair sem ele.
quando cheguei na casa, só estavam o filho da família (raymil) e um outro estudante russo (alex). mostraram tudo meio por cima mas foram bem receptivos. depois de arrumar minhas coisas no quarto, pedi para me explicarem como chegar ao supermercado mais próximo. o garoto fez questão de me levar lá (nofrills, mais caro que o wallmart). comprei algumas coisas de higiene pessoal (shampoo, sabonete...) pois não levei nada disso. mais tarde, o raymil ia para uma festa de aniversário com um amigo e me convidou para ir com eles até o centro da cidade, assim eu poderia já conhecer o metrô e andar um pouco pela cidade. passamos numa loja de bebidas (lcbo) onde eles compraram um vinho para dar de presente e depois fomos andando pelo downtow, yonge street, até o toronto eaton centre, na yonge-dundas square, a "times square" de toronto. jantei por lá, rodei um pouco pelo shopping e na volta comprei meu weekly pass do metrô.

minha casa
 * gastos do dia: passagem individual do metrô, ida e volta (CAD 3 + 3), jantar (CAD 9,32 - A&W, hamburguer de guacamole no combo de bebida mais batata frita), weekly pass (CAD 39,25)

17/agosto - pela manhã, fui com meus host mother ao supermercado e depois conhecer seu salão de beleza. fiquei impressionada com a quantidade de arroz que comprou: 4 sacos de 8kg cada. depois o host father me deu uma carona até o yorkdale shopping. um shopping enorme com todas as super lojas mais famosas e caras (versace, tiffany & co., rolex...). tem uma loja de artigos para casa ótima (home outfitters). e uma filial da indigo, uma livraria super legal que conheci por lá.
almocei em um dos muitos restaurantes asiáticos da praça de alimentação, o shangai 360. o prato que pedi era enorme, dava para 2 certamente, mas com muito arroz. e é sempre bom ter cuidado com a pimenta.

eu e minha host mother
final de tarde fui com o raymil e o alex para o CNE - Canada National Exibithion. eles chamam de festival mas para mim é uma grande "quermesse". um monte de barraquinhas de jogos de azar e brindes como naqueles parques de interior aqui do brasil. mas foi divertido. tinha uma praça de alimentação fantástica com muitas comidas diferentes (algumas malucas, tipo sorvete de bacon com pimenta). tinha também uma feira internacional com produtos típicos de vários países e pequenas apresentações de dança e música. nesse dia conheci pessoas de várias nacionalidades e foi ótimo.

japão, russia, suíça, canadá e brasil
* gastos do dia: retorno do shopping de metrô (CAD 3), almoço no shopping (CAD 10), ida e volta para o CNE (CAD 3 + 3), entrada no festival (CAD 18), comidas no food building do CNE: cerveja (CAD 9 - sim, acredite!), crepe suíço (CAD 9,70), batata recheada e água (CAD 9,70).

***
ps1: lembrando que os gastos aqui colocados são os gastos básicos, tais como alimentação, transporte, não estando incluídas as minhas compras pessoais, claro!

ps2: em toronto se come muito bem e, relativamente, barato. cheguei a comer num rodízio japonês por 11 dólares. a presença dos orientais é muito forte nos restaurantes, sendo a maioria nas praças de alimentação dos shoppings. por ter uma população formada, predominantemente, por imigrantes, a diversidade culinária é tão grande que é difícil dizer o que seria uma comida típica canadense. talvez o poutine, batata frita com molho de carne e queijo que eu odiei, e os cachorros quentes que tem em toda esquina e que muita gente come no almoço no centro da cidade. ah, tem também os cafés. todo mundo anda na rua com um copinho de café da tim hortons ou do starbucks na mão. e no final eu também já estava viciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário